Contmatic Phoenix | Soluções Inteligentes de Alta Tecnologia

Soluções Inteligentes de Alta Tecnologia.





27/11/2020 - Previdência Social tem 67% das agências abertas em todo o país


Balanço foi apresentado durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social.

Em reunião virtual ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Rolim, apresentou um balanço da reabertura das APS (Agências da Previdência Social) desde a retomada do atendimento aos segurados em 14 de setembro. De acordo com Rolim, há 1.037 agências abertas no Brasil. Foram 23 APS abertas por dia, em média. “Gradativamente estamos aumentando nossa capacidade de atendimento, alcançando um número cada vez maior de APS e de segurados”, disse o presidente. Leonardo Rolim explicou que há outras agências em adequação e que deverão ser abertas após cumprirem os ajustes necessários.

Ainda segundo Rolim, o protocolo de segurança utilizado pela Previdência para permitir a reabertura das agências se mostrou eficaz. O INSS monitora o adoecimento de seus servidores por Covid-19 desde o início da pandemia. “Não observamos aumento de contaminação entre os servidores (desde a retomada do atendimento presencial). O protocolo tem se mostrado satisfatório”, afirmou ele aos conselheiros.

Com relação à retomada do atendimento presencial das perícias médicas – 438 agências estão oferecendo esse serviço –, o secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, destacou que o número diário de perícias realizadas encontra-se ao redor de 13 mil. Atualmente, cerca de 1.400 peritos estão atendendo diariamente nas APS. Segundo dados de 24 de novembro, o tempo máximo de espera para agendamento de perícia é de até 30 dias em 67,6% das agências. “Nós estamos preparados para atender mesmo dentro de uma situação de pandemia. Prestamos um serviço essencial à população”, disse o secretário.

Narlon também informou aos conselheiros que a partir de 1º de dezembro outros cerca de 500 peritos que estão em trabalho remoto devem retornar ao atendimento presencial, obedecendo a uma atualização normativa do Ministério da Economia. “Permanecerão em trabalho remoto somente aqueles peritos com mais de 60 anos, os que tenham alguma comorbidade e as servidoras gestantes”, explicou.

Durante a reunião, também foi lançado um guia de educação financeira direcionado aos aposentados e pensionistas do INSS. O material foi preparado pela equipe da Secretaria de Previdência e é uma das iniciativas da secretaria na Semana Enef (Semana Nacional de Educação Financeira). Os conselheiros elogiaram a iniciativa e foram convidados a dar contribuições ao material que será, posteriormente, disponibilizado ao público em geral.

 

Fonte:

Ministério da Economia